27.11.14

É bom planejar a visita ao Cristo com cuidado...

Atualizado hoje

Qual o valor do ingresso?
Alta temporada: R$ 62,00
Baixa temporada: R$ 51,00

Como comprar o ingresso para o trenzinho?
Veja todos os endereços neste link

Relato do dia 6 de junho de 2013

No último sábado, dia 1º, fui ao Cristo "guiar" um turista amigo. Já sabia que a bilheteria da estação tinha voltado a vender os ingressos após polêmica que suspendeu a venda local e, justamente por isso, imaginei que não teria maiores problemas para fazer o passeio. Terrível engano. Chegamos por volta das 11h e o painel eletrônico indicava que "bilhetes disponíveis somente para o trem das 18h". Havia um certo tumulto no Cosme Velho. Com exceção dos dias de São Judas Tadeu, nunca tinha visto tanta gente aglomerada naquele pedaço entre a igreja e estação do Corcovado. Todas as vezes que fui ao Cristo consegui embarcar relativamente tranquila no trenzinho e fiquei meio desnorteada com a confusão.

Fui informada por um funcionário da Corcovado Car Service que poderia subir em van. Nos encaminharam para uma fila imensa na própria Rua Cosme Velho onde só havia um guichê para comprar a passagem da van. Ainda na fila, soube que essa van da Corcovado Car Service deixaria a gente em um ponto da Estrada onde seria necessário tomar outra van "autorizada pela Prefeitura". E por quê? Só as vans autorizadas pela Prefeitura chegam na entrada do Cristo. Ou seja, depois de mais de uma hora de fila lá embaixo, perderia outra hora de fila no meio do caminho para mudar de carro. Mas, se quisesse -e tivesse disposição-, poderia subir esse segundo trecho a pé (foi o que nós fizemos). Sinceramente, não recomendo essa aventura pra qualquer um. É preciso estar em forma e com roupa muito confortável.

Depois da subida a pé, outra aglomeração no topo. Foi difícil curtir a paisagem apesar do tempo bom. Era complicado chegar até as muretas para tirar fotos ou simplesmente aproveitar o visual. Cumprido o ritual, na volta decidimos pegar a "van da Prefeitura" para descer o trecho que fizemos a pé na subida e depois a van da Corcovado Car Service (a segunda parte do caminho, cuja volta estava incluída no ingresso).

Sinceramente não sei o que está acontecendo. Ok, era um feriadão, choveu na sexta e fez um sol lindo no sábado. Porém, desconfio que essas "novidades" armadas pela Prefeitura -como a venda dos ingressos online e vans autorizadas- estão criando esse caos. Eu poderia simplesmente dizer ao leitor que comprasse seu ingresso pela internet para facilitar sua vida e ponto final. Mas a verdade é que não é legal ir ao Cristo em qualquer dia e em qualquer hora. E se chover? E se estiver tudo nublado? Por outro lado ter um ingresso com hora marcada é conveniente. A subida no trenzinho é agradável e não tem fila nem esse troca-troca das vans caso você compre com a Corcovado Car Service.

Eu espero que a Prefeitura e o Corcovado melhorem esse esquema. Está péssimo. Imagina quando a cidade estiver cheia para os grandes eventos que estão vindo aí... É possível que façam ajustes. Informaremos.

Fonte: O Globo, 2 de junho de 2013, editoria Rio

1 comentario: