1.1.14

Réveillon em Copacabana com as crianças

"Queremos passar o Réveillon em Copacabana com alguns amigos e pretendemos levar duas crianças. Não conhecemos o Rio e estamos preocupados com a questão do trajeto e da segurança."

Primeiro vamos falar do acesso ao bairro. Existe um mega esquema de organização de trânsito (ver imagem abaixo) que costuma ser posto em prática algumas horas antes. Bom, entrar em Copacabana para ver a festa de réveillon realmente não é simples. Várias ruas e acessos são fechados aos carros e, posteriormente, aos ônibus. A partir de uma determinada hora, geralmente às 19h, só usa o metrô quem comprou os cartões especiais para o dia 31 (veja o post sobre o tema). A pergunta que eu devolvo ao leitor é...  De onde vocês vão sairão? De um bairro próximo? De um bairro distante? Que meio de transporte vocês querem usar? Um carro? O metrô? A que horas vocês pretendem chegar em Copa? Tudo isso tem que ser pensado com alguma antecedência. Respondidas estas perguntas basta fazer os cálculos.

A outra questão diz respeito à segurança, afinal vocês estarão com duas crianças. Bom, vocês têm algum lugar pra ficar em Copacabana durante a festa? Porque isso faz toda diferença... Em um ambiente fechado os problemas praticamente se acabam. Há banheiros, comida, água a vontade e até um cantinho pra encostar numa hora de muito cansaço. Mas se o destino final é o calçadão de Copa, a logística da noite precisa ser estrategicamente programada. Os bares e restaurantes estarão abarrotados de gente e muitos não permitem a entrada para o uso de banheiros. Vale lembrar que, depois da meia-noite, a volta pra casa costuma ser bastante complicada com qualquer meio de transporte, mesmo pra quem tem o cartão do metrô comprado.

De nenhuma forma quero desanimar o leitor. Mas me sinto obrigada a responder munida de toda a informação que tenho (afinal este é o objetivo do blog). Já participei desse evento várias vezes e é uma das experiências mais bonitas de se viver no Rio. Tive o privilégio de estar em lindas festas na Avenida Atlântica como também em locais mais afastados da orla. Em outras ocasiões com um grupo de amigos para vagar no meio da multidão sem destino certo. Vale tudo! Se Copa ficar inviável, procure ver a queima de fogos em outras praias. Feliz Ano Novo!

Esquema do réveillon de Copa em 2012
Fonte: O Globo

A reportagem publicada em 1º de janeiro de 2014 mostra que a festa em Copa também traz muita dor de cabeça para cariocas e turistas
Fonte: O Globo

Atenção: esta nota foi atualizada hoje!

No hay comentarios:

Publicar un comentario