23.3.13

O ensino do espanhol no Brasil: um sonho quixotesco?

Há alguns dias atrás, através do fórum ELEBRASIL, recebi manifesto da Apeerj sobre a precária situação do ensino do espanhol no Rio de Janeiro. Simplificando: não estão sendo oferecidas nas escolas públicas as muitas vagas que eram esperadas quando o ensino do idioma se tornou obrigatório no nível médio em todo território nacional. Até ontem, ainda dentro do fórum, no mesmo tópico, continuavam chegando mensagens de outros participantes de vários estados do Brasil afirmando que em seus lugares de origem a situação é igual. Ou seja, pelo conteúdo das declarações, tudo leva a crer que as leis (especificamente a lei 11.161/05) não estão sendo cumpridas. Chamo atenção em particular para mensagem de Gretel Eres Fernández, professora da USP:

"El pasado martes, 19/03, participé de una Audiencia Pública de la "Comissão Especial para Reformulação do Ensino Médio - CEENSI - Ensino de Língua Estrangeira" en la Câmara dos Deputados en Brasília, junto con los Profesores José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB) y Juscelino da Silva Sant'Anta (CIL-SEE-DF). En esa sesión se discutieron aspectos relacionados a la situación de las lenguas extranjeras en secundaria y los vídeos están disponibles. Recomiendo que vean todos los vídeos. Además, sugiero la lectura de la noticia que se ha publicado en el portal de la Câmara".

Acredito que a falta de trabalho atinja principalmente os professores que lecionam nas instituições públicas. E, sendo assim, sabemos que o descaso com a língua estrangeira é apenas uma das muitas falhas e absurdos que hoje encontramos nesse universo. Professores de outras áreas do conhecimento também são prejudicados pelo não cumprimento de outras leis em vigor. Na esfera das instituições privadas, provavelmente, o ensino da língua estrangeira seja mais valorizado e respeitado. Afinal, quem ainda desconhece a importância de ser proficiente em um ou mais idiomas no contexto atual?

Espero que a comunidade de professores de espanhol possa se organizar e lutar para reverter esse quadro. O manifesto da Apeerj apresenta com muita propriedade as razões pelas quais o referido idioma é tão importante para nós e por que deve ser ensinado com seriedade no Brasil.
***

A los que tienen dudas sobre trabajar como profesor de español en Brasil: vale la pena leer el artículo del profesor Antonio Delgado, Trabajar en Brasil como profesor de español. Antonio es español y vive en São Paulo.

2 comentarios:

  1. quero saber o nome do autor deste artigo.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Fabio Rodrigues, a autoria das notas do meu blog é minha. Quando reproduzo algum texto, parcial ou integralmente, sempre cito a fonte. Saludos!

      Eliminar