2.6.14

Centro da cidade: roteiro 2, a Cinelândia

Atualizado hoje

Da mesma forma que o roteiro apresentado anteriormente, este passeio também pode ser feito nos fins de semana com algumas variações. Estamos falando da Praça Floriano Peixoto e do seu entorno, pedaço do centro conhecido como Cinelândia. Palco de eventos e manifestações importantes concentra vários edifícios históricos. Quase todos oferecem atrativos. Seu roteiro vai depender do dia e da hora escolhidos.

O que há para ver ao redor da Praça? 1. Museu Nacional de Belas Artes, 2. Biblioteca Nacional,  3. Theatro Municipal, 4. Centro Cultural da Justiça Federal, 5. Palácio Pedro Ernesto (ou Câmara Municipal do Rio),  6. Amarelinho e 7. cine Odeon.

A Praça Floriano e suas atrações culturais

Que programação podemos organizar? O Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Palácio Pedro Ernesto oferecem visitas guiadas. Os três edifícios são belíssimos e conhecê-los por dentro vale a pena. É aconselhável consultar dias e horários no site de cada instituição. A BN pode ser vista durante a semana toda em horários fixos. As visitas do Palácio Pedro Ernesto, ao contrário da Biblioteca Nacional, são realizadas em dias úteis e devem ser previamente agendadas através do site.

Fachada do Theatro Municipal 

No Museu Nacional de Belas Artes e no Centro Cultural da Justiça Federal o visitante pode aproveitar a  programação cultural. O MNBA realiza exposições temporárias além da exposição permanente. Ocasionalmente é palco de concertos da série Música no Museu. É um edifício imponente com um belo acervo de pintura brasileira, mas seu horário de visitação é bastante restrito e por isso o visitante deve prestar atenção ao programar-se. O CCJF, além de exposições variadas, tem também em sua agenda concertos e peças de teatro. Há um simpático bistrô em sua entrada, boa opção para um café ou lanche rápido.

CCJF: artes para todos os gostos

O Amarelinho é o famoso restaurante localizado ao lado do Palácio Pedro Ernesto. Colado ao Amarelinho está o Super Bar, antigo Vermelhinho, que parece uma extensão do primeiro. É um ótimo local para comer devido à variedade e preços justos. É uma comida simples, mas saborosa. E o melhor de tudo é que os dois estão abertos durante um horário extenso, inclusive nos fins de semana.

Entrada do MNBA na Avenida Rio Branco

O programa pode ser finalizado com uma sessão de cinema no Odeon (temporariamente fechado), único remanescente dos ilustres cinemas da Cinelândia. Apesar de não conservar mais seu aspecto original, o Odeon ainda é muito charmoso e tem também um café simpático onde se pode apreciar o movimento da Praça Floriano.

No hay comentarios:

Publicar un comentario