4.8.13

Dicas de Paris: Navigo Découverte e Gare de Montparnasse

Em primeiro lugar, antes de escrever propriamente sobre o assunto, eu queria agradecer aos blogs Conexão Paris, Viver Paris Viaje na Viagem, onde busquei a maioria das informações cruciais para organizar o deslocamento e alguns passeios em Paris. Gostaria também de agradecer a Márcia Cristina Flores da agência Marsans pela preciosa indicação do Timhotel Tour Montparnasse. Então vamos lá...


Chegando pelo aeroporto CDG
- O blog Viver Paris tem um ótimo artigo explicando todas as opções de transporte para quem chega pelo CDG.

- Há vários passes para serem usados no metrô e trens (RER e Transilien) e cada um tem um sistema diferente. Um artigo do Viaje na Viagem faz uma comparação entre todos e explica o que pode e o que não pode fazer com cada um deles. Pelas minhas necessidades usei o Navigo Découverte e, confirmo, vale muito a pena. Como me interessavam alguns passeios fora das zonas 1-2, "dei a primeira carga" até a zona 5. Esgotei todos os passeios fora do centro e, quando ele "venceu" no domingo, no dia seguinte recarreguei apenas para as zonas 1-2. Cheguei a ficar na dúvida se renovava o Navigo ou comprava um carnet de 10 viagens porque eu não ia ficar em Paris outra semana inteira. Optei pela renovação do Navigo e não me arrependi - acabei usando muito mais do que 10 viagens.

Não é fácil calcular o número de bilhetes que você vai usar...

- Cada caso é um caso mas... Se você vai andar bastante de metrô e trens (RER e Transilien), saiba que não é incomum encontrar um trecho de alguma linha interditado. Quando você é pego de surpresa e tem que refazer o itinerário, às vezes é necessário passar por outra roleta e aí lá se vai mais um bilhete (uma viagem).

- A não ser que você tenha um roteiro 100% fechado, fica complicado calcular quantas vezes você vai usar o metrô. Imaginei que andaria muito mais a pé e isso não aconteceu. Para minha surpresa usei o metrô muitas vezes! Lembrete: no funicular de Montmartre também se usa o Navigo!

- Se você pretende ir/voltar para o aeroporto usando metrô e trens, antes de viajar é bom consultar o mapa interativo dos transportes e checar se não há nenhum trajeto interditado. Aliás, não só para ir/voltar do aeroporto como também para outros deslocamentos que interessam a você.

- O Navigo (a carteirinha) vale por 10 anos! Não tenho planos de voltar a Paris tão cedo mas, se voltar durante esse período de tempo, não precisarei comprar outra carteirinha, apenas recarregar a minha.

- Ficar hospedado perto do metrô é tudo de bom. Ficar hospedado perto de uma Gare é o céu! Fiquei ao lado da Gare de Montparnasse e isso me trouxe algumas vantagens: 

1. Fiz o trajeto do aeroporto (CDG) ao hotel no bus da Air France. A linha 4 desse ônibus tem como ponto final justamente a Gare de Montparnasse. 

2. Comprei as passagens do SNCF para ir a Giverny na "minha" Gare (embora o trem para esse destino saia da Gare de St-Lazare). Me atrevi a comprá-las na máquina e fiz bobagem. No dia do passeio, antes de pegar o metrô para St-Lazare, na própria Gare de Montparnasse troquei as passagens na maior calma no guichê da SNCF. 

- O Viaje na Viagem tem um artigo passo a passo de como ir a Giverny visitar a Fundação Monet. Graças ao blog, que mostrou o caminho das pedras, me arrisquei por conta própria e deu tudo certo. É bem fácil.

3. Quando fui a Versailles, usei o Transilien da Gare de Montparnasse (eu achava que apenas o RER C servia) e não fiz nenhuma conexão. Descobri isso na própria Gare e fiquei feliz com a sorte (foi o primeiro passeio que fiz na cidade). Portanto, se você está perto desta Gare saiba que o Transilien N serve também para ir ao Palácio.

4. A Gare de Montparnasse agrega 4 linhas de metrô. Portanto, já era meio caminho andado quando eu precisava de uma das 4 para ir ou voltar para o meu hotel.

5. Por fim, me parece que as Gares costumam ter muitos serviços além do próprio transporte, como cafés e lojas de vários tipos. A Gare de St-Lazare, por exemplo, tinha muitas lojas bacanas. Pode ser útil em algum momento.

- Uma dica imprescindível que aparece em vários blogs: nos trens da SNCF não esqueça de "compostar" a passagem. É só introduzi-la numa máquina amarela nas plataformas antes de embarcar. A máquina "carimba" sua passagem. Isso é importante porque, caso um fiscal apareça e peça seu bilhete, você não será multado.

Indo embora pelo CDG
- Quando fui embora usei um serviço de Shuttle indicado pelo hotel para ir ao aeroporto (CDG). Eles foram muito pontuais e eu saí com a antecedência recomendada pelo pessoal do hotel. Para quem vai ficar hospedado por essa região, se for se deslocar até o CDG em horários críticos, confirmo que é necessário mesmo sair umas 3 horas antes. Pegamos vários pontos de retenção e demoramos 1 hora e meia para chegar ao CDG. Quem pretende fazer détaxe no aeroporto tem que prestar mais atenção ainda! 

No hay comentarios:

Publicar un comentario