10.11.11

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto

Visita guiada realizada em 8 de novembro com a escola.

Angra 2 e Angra 1

É praticamente impossível ser professor em Angra dos Reis sem conhecer a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Sendo assim, como era de se esperar, chegou meu dia de acompanhar uma turma.

A visita começa no Centro de Informações de Itaorna, situado no quilômetro 522 da Rodovia Rio-Santos, local de onde se pode avistar todo o complexo que compõe a CNAAA. Inicialmente assistimos dois vídeos institucionais que nos mostram a estrutura e o funcionamento de uma usina nuclear, bem como o ciclo do urânio. Aos curiosos: estes vídeos estão disponíveis no site da Eletronuclear.

Em seguida os alunos são incentivados a realizar perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham sobre o material visto ou sobre os assuntos relacionados ao local. Então passamos à sala de exposição permanente, onde vemos maquetes das usinas e painéis didáticos com diversas explicações sobre a energia nuclear. Do lado de fora das salas podemos apreciar também a construção de Angra 3, prevista para entrar em funcionamento em 2015.

O grupo volta ao ônibus para ser levado até Mambucaba, onde estão os próximos pontos da visita. O primeiro é o Laboratório de Monitoração Ambiental, onde se fazem os estudos do impacto que a CNAAA causa no meio ambiente. No edifício ao lado está o Centro de Treinamento com Simulador, onde são preparados com rigor os funcionários que futuramente operarão as usinas.
*

Sala de simulação

A visita é breve mas interessante. Principalmente para aqueles que nunca estiveram perto de algo parecido... Esclarecemos ao possíveis interessados em visitar o lugar que o Centro de informações de Itaorna funciona de segunda à sexta das 8h às 11h30 e das 13h45 às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 8h30 às 15h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones (24) 3362-9063 / (24) 3362-9770 ou ainda pelo endereço eletrônico centinf@eletronuclear.gov.br

No hay comentarios:

Publicar un comentario