2.1.15

Do Galeão à zona sul de BRT: vale a pena?

“(...) Quanto tempo gastarei indo do Galeão até Botafogo usando o BRT? É seguro ou seria melhor pegar um taxi?”

Trajeto: Galeão - baldeação em Vicente de Carvalho - Botafogo (linha 1 do metrô)
Transportes: BRT Galeão-Alvorada + Metrô

Bom, primeiramente vamos esclarecer que o ônibus BRT sai do Galeão com um intervalo aproximado de 30 minutos entre um carro e outro. Portanto, já começamos com uma variação de tempo dependendo do quanto você vai esperar no ponto. O trajeto a ser percorrido no BRT dura cerca de 30 minutos - este vídeo compacto do YouTube nos dá uma ideia do que vemos pelo caminho.

O segundo passo será saltar do ônibus na estação BRT Vicente de Carvalho, única parada entre o trajeto Galeão-Alvorada do ônibus expresso. Então deverá cruzar uma passarela para entrar na estação do metrô Vicente de Carvalho, na linha 2. Até se deslocar entre uma estação e outra, comprar o bilhete do metrô e esperar o trem na plataforma calcule uns 15 minutos.

Finalmente conte o tempo de viagem entre a estação do metrô Vicente de Carvalho e a estação Botafogo. No site do metrô Rio podemos fazer esse cálculo e no caso do seu trajeto o tempo estimado é de 45 minutos. Se você usar a linha 2 do metrô entre segunda e sexta-feira, poderá se deslocar até Botafogo na linha 1 sem fazer nenhuma baldeação. Já nos fins de semana e feriados será necessário saltar na estação Estácio e fazer a baldeação para a linha 1 (ver mapa).

Portanto, com sorte gastará 1h30/40min para ir do Galeão até Botafogo. Se o BRT demorar para sair do Galeão e/ou se fizer esse trajeto em fim de semana/feriado calcule umas 2 horas.

Importante: quem for para Copacabana e Ipanema terá que fazer a baldeação para a linha 1 de qualquer forma. De segunda a sexta poderá saltar em qualquer estação entre a Central e Botafogo e passar para os trens que se dirigem até Ipanema. É recomendável fazer isso na Central ou Cinelândia. Basta sair do trem e na mesma plataforma pegar outro na direção General Osório/zona sul que vá até o final da linha.

Estação Cinelândia

Quanto à segurança do transporte não sei informar com absoluta certeza se existe algum problema. Achei depoimentos muito interessantes num foro de aviação, e concordo com as opiniões postadas por esses passageiros sobre o BRT. Um deles inclusive questiona a segurança do serviço à noite.

O que eu faria? Usaria o BRT? Depende.

Usaria...
Se estivesse sozinha e chegasse no aeroporto entre 10 e 18h. Na hora do rush, entre 17 e 19h, mesmo tendo que passar pela linha 2 do metrô que é abarrotada de gente, estamos indo de contra o fluxo na direção zona sul - a maioria das pessoas está voltando da zona sul em direção à Pavuna, ao contrário.

Não usaria...
Se chegasse cedo no Galeão, entre 6 e 8:30h durante a semana. Entrar no metrô da linha 2 nesse horário com malas deve ser insuportável quando a maioria das pessoas está justamente indo na direção zona sul. Também não usaria o BRT ao escurecer porque o ônibus passa por alguns locais considerados "problemáticos". Pelo menos foi isso que entendi lendo no foro os depoimentos dos rapazes que testaram o transporte. Não me parece boa ideia dar bobeira com malas, dinheiro e documentos em lugares assim depois de certas horas.

Em todo caso, há outras alternativas mais econômicas do que o taxi, como o ônibus Frescão ou o Shuttle (dependendo do ponto onde você se hospedar na zona sul poderão ser mais convenientes). Veja o post sobre como sair do Galeão. Recomendo o taxi comum se puder dividir a despesa e/ou se chegar muito tarde à noite. Vai gastar um pouco mais, entretanto o custo-benefício compensa muito. Faça um cálculo aproximado do custo do seu trajeto no site calculador de tarifa de taxi.

Trajeto: Galeão - Terminal Alvorada

Para quem se desloca do Galeão até a Barra da Tijuca (e vice-versa) o BRT parece ser mesmo muito mais vantajoso na questão do custo-benefício. Com um taxi vai gastar aproximadamente R$ 100,00, embora leve menos tempo. O BRT custará R$ 3,00 3,40 com a vantagem do passageiro não ter que realizar nenhuma baldeação durante o trajeto do ônibus expreso.

Custo do taxi entre o Terminal Alvorada e o Galeão

No hay comentarios:

Publicar un comentario