4.9.14

Itaipava: roteiro de compras

Quem viu Itaipava desabrochar no tempo das antigas malharias provavelmente sabe que as coisas mudaram bastante de lá pra cá. Lojas de beira de estrada que fizeram sucesso nos idos dos 90 já não existem mais desde que os shoppings se multiplicaram ao longo da Estrada União e Indústria. Quem lembra dos moletons e tricôs que nos encantavam? Não tão velhos mas... saudosos tempos.

Contudo, mesmo que o comércio tenha hoje uma cara bastante diferente, Itaipava ainda é atraente para quem vai atrás de um bom negócio. A questão é: viajar até Petrópolis só para comprar roupas não vale mais a pena com tantas fast-fashion no Rio. Por isso o passeio fica mais proveitoso se a intenção é passar um dia gostoso fora da metrópole, almoçar e garimpar sem grandes pretensões.

Itaipava: um dos 5 distritos de Petrópolis

Não podemos deixar de mencionar que as lojas de decoração ganharam -e continuam ganhando- maior visibilidade do que o vestuário. Quem procura móveis ou objetos para enfeitar a casa tem aí excelentes opções. Já no quesito "roupas" você vai encontrar um pouco de tudo: marcas conhecidas, outras exclusivas da cidade, roupa despojada e alguma coisa mais chique. Nada diferente do que se vê no Rio.

Na última semana de agosto fizemos um tour pela cidade num sábado ensolarado. Mesmo com a liquidação de inverno chegando ao final conseguimos comprar algumas peças "imperdíveis" e, como sempre, descobrimos lojas fora do nosso trajeto habitual. Vamos indicar os lugares que visitamos, lembrando que esta é apenas uma sugestão de roteiro, pois o objetivo do post não é fazer um guia de lojas. Com relação à decoração, no final do texto estão alguns links com dicas interessantes para quem quiser saber um pouco mais sobre o que buscar.


Para quem vai de carro a partir do Rio a primeira parada costuma ser a Casa do Alemão, localizada no Quitandinha (Estrada Ayrton Senna, 927), logo na "entrada" de Petrópolis. É hora de esticar as pernas se você já está com fome. 

Casa do Alemão: sempre movimentada
Linguiça no pão e croquete: os mais pedidos

Mas, se o estômago ainda não roncou, o pit-stop vale do mesmo jeito. Nessa ruazinha sem saída (foto abaixo), em frente ao restaurante, está uma loja de casacos sensacional, a Art Modas. Além das peças em couro há diversos modelos em lã e outros tecidos; e os preços são mesmo imbatíveis se comparados aos do Rio. Um bom lugar para quem precisa de um casaco robusto com urgência para uma viagem no frio, por exemplo. O endereço é na mesma Ayrton Senna, 951, loja 5. O telefone 24 2233-2311. 


Seguindo até Itaipava, já na Estrada União e Indústria, iniciamos oficialmente o roteiro das compras. Nosso percurso está marcado em azul no mapinha abaixo.

Nossa rota em Itaipava
Casa do Alemão de Itaipava

Se você não fez a parada anterior no Quitandinha e a fome apertou não se preocupe; em Itaipava também existe uma Casa do Alemão pra quem é fã do local. Lembramos que a região tem restaurantes estrelados e frequentados pelos amantes da boa gastronomia.

Vie des Champs

Ao lado do Alemão está o Vie des Champs. Nesse aglomerado nossa primeira visita é na Cristina Marzullo. Nós gostávamos muito da Orgânica; ficava ao lado da Marzullo mas fechou depois de uma tentativa de migrar para o Shopping Estação Itaipava (continuam vendendo pela web). Aliás, infelizmente essa tem sido uma tendência por ali: a falta de movimento está quebrando algumas lojas - o jornalista Eduardo Ferreira escreveu um artigo em seu blog comentando o assunto. 


Seguindo a União e Indústria, depois da charmosa ponte (foto acima) à direita está o Empório Maria Maria, mais conhecido pela decoração do que pelas roupas - de todas formas um lugar para ser apreciado. Mais adiante, à esquerda, nossa segunda parada habitual é o Shopping Itaipava, com destaque para a Duo

Entrada do Shopping Itaipava
Vitrine com a coleção primavera-verão

Colado ao Shopping Itaipava está o Tarrafas. Por uma questão de praticidade sempre estacionamos no segundo e aproveitamos para almoçar no LOG, um quilo simpático com ambiente tranquilo e boa comida. Caso você resolva fazer o mesmo, saiba que dá pra completar o resto do percurso a pé sem problemas. O estacionamento é gratuito.

Entrada do Shopping Tarrafas
Restaurante a quilo no Tarrafas
335 gramas: R$ 19,50 sem bebida e sobremesa

Nossa terceira parada é no ponto de decoração mais badalado da cidade, onde estão a Cerâmica Luiz Salvador e a Olhar o Brasil. Nesse canto está também a By Pass, uma loja especializada em malhas com grande variedade de peças a preços justos.  

Cerâmica Luiz Salvador

Nossa última parada é o Estação Itaipava. O shopping tem algumas multimarcas atraentes (destaque para a Krizzi), filiais de marcas consagradas no Rio, e as marcas locais como a já mencionada Cristina Marzullo, que tem outra loja por lá. Da mesma forma como fazemos no Itaipava Shopping vale a pena entrar nas lojas e garimpar com calma. Aqui mencionamos apenas as preferidas (gosto não se discute, certo?). Nosso passeio termina sempre com um cafezinho na Kopenhagen.

Se você vai até o Estação a pé siga pela União e Indústria, sempre em frente na mesma calçada da By Pass. Se você está de carro, será necessário fazer uma espécie de retorno (ver novamente o mapinha acima).

Estação Itaipava visto da bifurcação na estrada

Por fim, não podemos deixar de mencionar a famosa Feirinha de Itaipava. Não frequentamos mas é um polo de compras importante, e por isso achamos fundamental citá-lo. Da mesma forma que a Rua Teresa em Petrópolis, concentra artigos mais populares. Bom passeio, boas compras.

Boas dicas sobre lojas de decoração
2014 Loja de decoração transforma-se em bistrô nos fins de semana em Itaipava
2013 Maria Maria: uma paixão antiga
2012 Olhar o Brasil, Chicô
2011 Fugindo pra serra: roteiro de design e decoração em Itaipava

PS: A Cerâmica Luiz Salvador abriu uma loja no Shopping da Gávea em dezembro de 2013. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario