4.8.14

Granada: a Alhambra, o Hammam e outras dicas para curtir a cidade

Se você está pretendendo visitar a cidade, saiba que a Alhambra não é a única atração do local. Aqui estão outras dicas rápidas para curtir Granada.

Alhambra

Pra não dizer que não falei da Alhambra... Afinal de contas, está em várias listas dos monumentos mais visitados do mundo! Há muitos conselhos úteis na web para quem vai ao complexo (fortaleza, jardins e palácios), vou falar dos básicos, daquilo que é realmente imprescindível.

A Alhambra tem vários tipos de ingressos: visita geral, visita somente aos jardins com fortaleza, visita noturna, visita combinada com a Fundação Rodriguez-Acosta, etc. No site oficial leia com atenção sobre cada um deles para comprar aquele que combina com seus interesses e otimizar sua visita.

Compre as entradas com antecedência (entre duas semanas e dez dias antes) e preste bastante atenção ao horário escolhido para a entrada nos Palácios Nazaríes. Você pode explorar os jardins e a fortaleza sem pressa, mas a visita da parte mais bonita tem hora marcada para evitar aglomerações. Procure estar na entrada dos palácios pontualmente pra não perder seu turno - saiba que: entrando pelo portão principal você vai levar pelo menos uns 10 ou 15 minutos andando até o local de acesso.

Atenção para o horário de entrada dos Palácios Nazaríes

Com as entradas na mão você também poderá acessar o complexo pela Porta da Justiça, onde há menos fila (veja o mapa com os acessos no Portal Cultural Andaluz). Mas se comprou pela internet terá que trocar o comprovante pelos ingressos e, portanto, olho no relógio. Na hora da troca é preciso ter com você o cartão de crédito usado na compra se a retirada for realizada em máquinas - não esqueça disso! Caso não esteja de posse do cartão, será necessário ir até a bilheteria da entrada principal e apresentar o passaporte. Veja neste link do site Granada Info onde e como retirar suas entradas.

Porta da Justiça, para quem tem os ingressos a entrada mais rápida

Desta vez foi bom ver os leões restaurados de volta aos Palácios Nazaríes. Em 2009, quando também visitei a cidade, ainda estavam "recolhidos". Eles voltaram a ser expostos no Pátio dos Leões em janeiro de 2012, após 5 anos sendo recuperados.

Leões restaurados de volta aos Palácios

Trem turístico

Desde dezembro do ano passado os viajantes podem fazer um passeio pitoresco num trem que foi projetado especialmente para andar nas ruelas estreitas do centro histórico, do Albaicin e de outros pontos turísticos. O ingresso custa 8 euros e você pode subir e descer em todas as paradas durante um dia inteiro se optar pela rota diurna (há também uma rota noturna). Veja quais são as paradas e o mapa da rota completa neste link do site Granada Info.

O trem foi projetado para as ruas estreitas da cidade

O passeio da rota diurna nos dá uma visão bem legal do miolo da cidade. Se vamos subir e descer em vários pontos certamente o custo-benefício compensa - só que esse sobe-e-desce leva algum tempo porque o intervalo entre um trem e outro é meio demorado. Vale a pena pra quem vai ficar no mínimo 2 dias inteiros em Granada. Caso contrário você poderá se deslocar para os mesmos pontos em micro ônibus que são mais rápidos e mais frequentes - dependendo do número de viagens que se faça também terão custo menor.

Junto com o bilhete recebemos um headphone porque há um áudio-guia no trem em 12 idiomas: basta plugar no lugar indicado, selecionar o idioma e ouvir as informações. Não esqueça de levar o phone com você quando descer em alguma parada.

Visão do interior do trem: áudio-guia simples de ser usado

Granada Cristiana

Além da majestuosa Alhambra a cidade tem outros lugares que valem a pena ser vistos, tanto da época árabe como da época da retomada cristã. Há um desconto para as visitas combinadas que englobam a Catedral, a Capela Real, o Monastério de São Jerônimo, a Abadia do Sacromonte e o Monastério da Cartuja. Veja no folder abaixo os descontos para a quantidade de lugares visitados (tarifa reduzida). Os ingressos podem ser comprados na livraria Cruz de Elvira, próxima da entrada da Capela Real.



De tapas e piononos

Granada é um dos melhores lugares da Andaluzia para “ir de tapas”. Traduzindo: sair à noite, beber e petiscar, sendo que os petiscos são uma cortesia na maioria das vezes. No verão a gente ainda pode aproveitar as maravilhosas sorveterias que fervilham pelo centro. Não deixe de provar também o doce típico do lugar que é o pionono. Atualmente a cidade tem até uma Piononería!

Piononería: especialidade em piononos


Um banho no Hammam pra fechar com chave de ouro

Foi na cidade que conheci e entrei num banho árabe pela primeira vez. Não posso deixar de repetir a experiência quando volto, pois fiquei apaixonada pelo lugar e pelo ritual do Hammam Al Andalus. Lembrando que os ingressos da Alhambra, se apresentados na recepção, valem um desconto de 15% em todos os serviços exceto o banho sem massagem. Em alta temporada será necessário marcar o banho com antecedência de um ou dois dias, pois é difícil conseguir a sessão na mesma hora.

Banho turco na Calle Santa Ana: um programa inesquecível

O que você precisa saber antes de ir ao Hammam Al Andalus:

- Comprando entradas antecipadas pelo site há um desconto de 25%. Veja as tarifas de todos os serviços aqui neste link.
- O que levar? Roupa de banho, um saco plástico para guardar a roupa de banho molhada na bolsa e um pente/escova de cabelo.
- A sessão com massagem dura 1 hora e 30 minutos. A primeira parte é dentro da água, onde você pode alternar o banho em piscinas de água fria, temperada e quente, e também entar na sauna. Após uma hora será chamado por um dos assistentes para receber sua massagem (em média 15 minutos).
- Desde a entrada no vestiário até o fim da massagem há assistentes que auxiliam você e tiram dúvidas.
- No vestiário você deixa roupas e pertences guardados em armários que são fechados com códigos. Os armários são suficientes para guardar suas roupas e uma bolsa média, procure não levar mais do que isso.
- Dentro das salas de banho você terá que ficar descalço, não adianta carregar as havaianas (é possível comprar uma proteção para cobrir os pés na sala de banho, fornecida na recepção).
- A qualquer momento você poderá retornar ao vestiário se houver necessidade.
- Durante o relax na água podemos tomar chá à vontade na sala de repouso. Faz parte do ritual, se você gosta aproveite.
- Quem opta pelo banho com massagem pode escolher a essência do óleo a ser usado entre 4 aromas diferentes.
- As duchas do vestiário têm sabão líquido (que você vai usar para remover o óleo ao final da sessão).
- Há secadores de cabelo e artigos de toilette à disposição (lenços, cotonetes, desodorante em spray, etc). Em épocas frias convém levar seu creme hidratante de estimação.
- Você pode presentear alguém querido com uma "tarjeta regalo" do Hammam.
- Por último comentar que este ano notei algumas melhorias e novidades nas instalações e fiquei bastante satisfeita com o atendimento. Recomendo!

Origem histórica dos banhos árabes:

“Hammam” é o étimo da palavra de origem árabe “hammãm” que quer dizer banhos ou fontes. Combina as funcionalidades e estruturas dos seus predecessores - as termas romanas e os banhos bizantinos - com a tradição turca dos banhos de vapor. Estes aliás, também conhecidos por banhos turcos, eram apreciados na Grécia e Roma antigas. A criação e extensão desses banhos árabes se dá no século VII, altura em que o Profeta Maomé, numa linha corânica de purificação do corpo, estimula os seus seguidores ao uso do hammam. Associado às abulações obrigatórias determinadas no Corão, os “hammams” surgem não raro junto dos locais de oração, as mesquitas. - Fonte do texto de Jorge Peixoto


Webs para quem vai a Granada
Granada Direct
Web oficial de información turística del Ayuntamiento de Granada
Festival Internacional de Música e Danza de Granada
Los Veranos del Corral (espetáculos de Flamenco no Corral del Carbón)
Todo Baños Árabes (endereços em Granada e outras províncias da Espanha)

Em parceria inédita com a empresa Ticketbar estamos oferecendo aos leitores links para a compra de ingressos que podem interessar se você vai visitar Granada:

Alhambra, Pule a fila + Audioguia Português!

Ônibus Hop on Hop off em Granada

No hay comentarios:

Publicar un comentario