10.1.12

Centro da cidade: roteiro de um dia com programação cultural boa e barata

Apesar de ser uma carioca apaixonada pelo centro do Rio, nunca recomendo aos amigos turistas que façam um grande tour a pé pelo bairro nos fins de semana em razão da falta de segurança. No entanto, se não houver outra alternativa, há um mini roteiro que pode ser realizado sem maiores problemas e que concentra três dos melhores espaços culturais da cidade: O Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural dos Correios e o Paço Imperial, este último recém aberto depois de uma grande reforma. A visita começaria na Rua Visconde de Itaboraí, justamente onde os dois primeiros edifícios estão localizados lado a lado. Ambos oferecem uma variada programação com exposições gratuitas, peças de teatro e concertos com preços bastante acessíveis. Alguns dos espetáculos costumam lotar cedo quando muito recomendados, e portanto, convém dar uma ligada para saber se ainda há ingressos para o dia desejado. Na mesma via está ainda a Casa França-Brasil com exposições interessantes, em sua maioria de arte contemporânea.

Rua Visconde de Itaboraí

O bom do local é que também na Visconde de Itaboraí estão a Adega Timão, um bar de tapas bem informal com a atmosfera antiga do entorno, e o restaurante Cais do Oriente, localizado ao lado do bar na mesma calçada. Com estas alternativas o visitante pode se organizar para almoçar ou simplesmente tomar um aperitivo antes ou depois dos programas escolhidos. Dentro do CCBB há também uma boa cafeteria no térreo se o caso for um lanche rápido. Em geral o movimento nos fins de semana não costuma ser tão intenso como nos dias úteis, já que estamos falando de uma extensa área de escritórios, empresas e comércio. Mesmo assim haverá um público razoável, sobretudo se a programação cultural estiver "bombando". 

Adega Timão num sábado à tarde

Saindo do miolo da Visconde de Itaboraí podemos descer dois quarteirões pela Rua Primeiro de Março em direção à Praça XV -e apreciar suas lindas igrejas antigas-, ou descer pelas vielas interiores cruzando a charmosa Travessa do Comércio e saindo pelo Arco do Teles. Já na Praça XV o visitante avistará o Paço Imperial, um dos edifícios históricos mais importantes da região. Vale lembrar que a Travessa do Comércio também tem bares e restaurantes, mas em sua maioria funcionam somente de segunda à sexta. 

Travessa do Comércio: happy hour durante a semana

Se o visitante estiver com disposição vale a pena aumentar o roteiro e começar o passeio lá pelas 9/10 da manhã incluindo as igrejas. A primeira parada seria o Mosteiro de São Bento. Como o acesso não é simples, para poupar tempo e pernas sugiro pegar um táxi, que o deixará bem na entrada lá no alto da Dom Gerardo, 63. Depois da visita ao Mosteiro, descer a Rio Branco e entrar na Candelária antes de partir para os centros culturais ao lado da Sé. Atenção com a ordem de visitação dos locais que abrem e fecham em horários distintos! Por último lembrar mais uma vez que a atenção deve ser redobrada nos fins de semana enquanto se caminha pelas ruas do centro. Bom passeio!

Mapa com os trajetos sugeridos
Clique na imagem para ampliar
*
Veja também o roteiro da Cinelândia

No hay comentarios:

Publicar un comentario